segunda-feira, 5 de abril de 2010

Náuseas de Estudante - Cap2

.
..
...

Assim como aparecera, Aldo foi embora. Outras estradas aguardavam o andarilho. HD mudou de quarto, não por temer saudades do contador de causos, mas para alojar-se no quarto do primeiro andar, que era mais barato. Aquele ocupado por um senhor de idade, que todos consideravam estranho. “Dizem que é um louco.”

HD não foi formalmente apresentado a Fred Mutantes (como se auto-cognominava), mas o conheceu, alta madrugada, quando o velho o acordou, pedindo uma grana para pagar o táxi.




- Me dá um cigarro.

E HD ficava pensando no poema “Pronominais” de Oswaldo de Andrade, “Dê-me um cigarro / diz a gramática”, mas o povão diz mesmo é “Deixa disso camarada / Me dá um cigarro.” Toda vez que Fred, dito Mutantes, aparecia em solicitações de fumo. HD, aliás nem fumava.

E ficava (Fred, o dito Mutantes) narrando suas memórias, abrindo o seu “baú de ossos”.

- Cada geração com sua ditadura. Eu vivi sob a ditadura militar, meu pai sob o Estado varguista, e meu avô sob o marechal de ferro, aquele, o Floriano.

Isso altas horas. Chegava bêbado, acordava bêbado, acordava HD e ficava puxando prosa. Com aquele cheiro de colônia barata, ar de expulso da zona boêmia, saudoso de todas as putas, a compartilhar (sem que ninguém pedisse) recortes de jornal com denuncias de violência policial. Até porque já apanhara muito de polícia. Desde a época de política estudantil.

Certa noite, o velho chega bêbado – alta madrugada – e acorda o HD (e por pouco a pensão inteira) para solicitar, gentilmente, uma grana para pagar o táxi, que o aguarda ali na portaria.

HD, meio sonâmbulo, empresta uma grana, e Fred discursa fremente sobre o passado, “Pô, bicho, 68? Eu lembro! Agarrava uma mina na faculdade! Ali na fafich, entende? Sob a pancadaria da polícia!”

Mas a desgraça é que o tal Fred (dito, Mutantes), ronca o suficiente para reverberar em todo o Érebo (Infernum?) e HD é obrigado a encher os ouvidos de algodão. Às vezes,o velho se dispõe (não apenas quando ébrio) a cantarolar canções de Roberto e Erasmo, ou Secos e Molhados, “dizem que sou louco, mas louco é quem me diz...” em alta voz, para desespero do nosso amigo. No entanto, é hábito que HD logo copia (sem entender o porquê) – para o desespero dos pensionistas!

Não somente histórias deixava o velho Fred. Trazia uma ancestral mochila com aqueles amados vinis, coisa rara. Jimi Hendrix, Santana, Doors, Creedence, Led Zeppelin, Caetano e Gil, Jovem Guarda, e, claro, Os Mutantes.

- Pô, cara, eu lembro do meu avô! Se ele estivesse por aí, vivinho, teria seus cento e tanto. Eu tinha uns treze quando ele morreu. Pó, logo no alvorecer dos loucos “sixties” !

Claro que Fred (Frederico Alvim, HD descobriu depois) não era tão on the road como o jovem Aldo se mostrara. Fred provinha de família classe média, até começara a estudar Antropologia, mas nunca concluíra, devido a tantas prisões. Nem comunista, nem anarquista, dizia-se intervencionista. Entrava num bar começava a discursar (ninguém lembra exatamente de qual assunto se tratava), atraindo as forças repressivas que consideravam o ato um ultraje, uma afronta, coisa de desprezíveis subversivos. (Há quem defenda que numa dessas vezes, Fred apenas defendia, com argumentos aristotélicos, o uso da mini-saia pelas belas estudantes.)

É claro que usava algumas frases (hoje, divulgadíssimas), tipo, “o último padre será enforcado com as tripas do último capitalista.” E convivia com utopistas e milenaristas, que pregavam novos valores, convidando a juventude a sepultar o passado, rasgar os quadros, destruir os museus, jogar no lixo capitalismo e comunismo.
- Era possível ser de esquerda e ainda inimigo do comunismo?

Mas Fred não compreendia essas nuances, nunca pensara muito sobre isso, sempre mais dionisíaco do que erudito apolíneo. Política havia. Mas era coisa séria? Talvez tudo não tenha passado de uma revolta da libido, não contra a Mais-Valia. Libertação sexual sim, sem neuras (que agora as mulheres voltaram com uma neura que é de espantar, ele confessava) libertação sexual, sim, mesmo que hoje degenerada em libertinagem. “falaram em liberdade, caíram na sacanagem”

(Mulheres, e daquelas saudosistas, ele encontrara no último show da banda progressiva YES, em Belo. Um amigo tirava fotos – algumas patéticas. Mas valera a intenção, mesmo que impossível retornar aos anos setenta.)

- Pô, mas o meu avô morreu de quê? Pneumonia? Não sei. Ainda assim viveu mais do que meu pai, que morreu na época das Diretas-Já.

Mas lembrava ainda da morte do estudante Edson, no Rio de Janeiro, a repressão da linha-dura, a morte trágica de Kubitschek, o JK, a invasão da Universidade de Brasília, o congresso clandestino da UNE,o terror do AI-5.

Entre a Bossa Nova e o Tropicalismo, Fred fazia política e quase fez um filho, mas sua companheira sofrera um aborto (ele dizia, “nervoso”) quando de sua primeira prisão. Uma semana depois do citado Ato Institucional. Fred, que até o momento, nada lera de Marx ou Marcuse, pôde aprender sobre tais autores com outros estudantes presos.

Jogavam baralho, lembravam de Graciliano no Cárcere varguista, e discutiam temas subversivos, a saber, Marcuse e a denúncia da repressão dos instintos, Reich e a liberação da libido, Laing e a crítica aos padrões de normalidade, Foucault contra a manipulação da loucura com finalidades políticas, o irracionalismo de Antonin Artaud, a expansão da mente através dos psicodélicos, em Aldous Huxley, e também em Leary e Carlos Castañeda, além de trechos de Salinger, ou poemas e canções de Bob Dylan, e narrativas de viagens de Kerouac.

Não precisa dizer que HD derretia-se de inveja, “Que época memorável, que ânsia de mudança, que juventude iluminada!”, pois quando olhava ao redor somente encontrava uma multidão contemplando o próprio umbigo, esperando o encontro amoroso do fim de semana ou os jogos da Copa do Mundo.



Idéias e idéias. HD e suas idéias. O desenvolvimento infantil pessoal seguiria o desenvolvimento histórico da civilização, no caso, a Ocidental?

Sentado em sua cama, encarando um calendário com as ruínas do Coliseum, de Roma, HD anotava febrilmente. “ Tenho febre e escrevo...” Aos oito anos, ele brincava de índio, Pele Vermelha, Cara pálida, em seu Forte Apache, mas aos nove, ousava se lembrar de guerreiros bárbaros, tipo Conan, ou o mitológico Hércules., ou imaginava-se o gladiador nas arenas, e aos dez anos já brincava de espadachim, ao estilo “capa e espada”, sonhando ser o Zorro, mesmo sem ler os quadrinhos, e, muito menos, Os Três Mosqueteiros.

Ainda encarando as ruínas do Coliseum, ele anotava, sucintamente, que aos quatorze anos vivia em brincadeiras de cavalgada, carruagem, ou locomotivas (chegava a ficar imitando o apito das marias-fumaças!), mas aos doze, sem pausas reflexivas, brincava com miniaturas de automóveis, ônibus, tratores, criando verdadeiras cidades de papelão e isopor, com o requinte de túneis, viadutos, represas, postes e fios suspensos. Contudo, tempos depois, aos quinze, colecionava miniaturas de naves espaciais, um Columbia, um Challenger, um Discovery, ou naves materializadas de filmes de science-fiction, ao estilo Star Wars, Star Trek, Odisséia no Espaço.

Depois vieram os jogos eletrônicos de batalhas espaciais, com temas futurísticos, colônias lunares, impérios galácticos. Excessos de Isaac Asimov ou Arthur Clarke...

Mas uma lacuna ele identificara: por que nunca brincara de navegador, de pirata, de Jolly Roger? Com lenço na cabeça e venda negra nos olhos? Por que nunca colecionara navios, naus capitânias?

Mas o mais estranho: ele descendia, por lado materno, de imigrantes lusitanos, e nada se interessara quanto às navegações? Afinal, “navegar é preciso. Viver não é preciso.”

Anotou: Pesquisar urgentemente sobre as navegações.



Adorava fazer listas. Lia romances e listava as cidades. Potencialmente literárias. Dostoiévski apresentava São Petersburgo, Proust descrevia os salões parisienses, Maiakóvski era o guia turístico em Moscou, perambulava pela Londres de Wilde e Virginia Woolf, ou na Dublin de James Joyce. Gostava da São Paulo de Mário de Andrade e da Belo Horizonte de Pedro Nava. Conhecia Nova York guiado por Salinger ou Bellow, sonhava na Praga de Kundera, em insustentável leveza.



Certa tarde foi visitar o professor de Química. Ex-professor, diga-se. Agora cientista.

O professor um tanto surpreso com a notícia de HD. Dedicar-se às Ciências Humanas? Ele, um excelente aluno em Biológicas, Física, e igualmente Química? Não vivia ajudando aquela garota, linda, mas digamos, pouco estudiosa, como é mesmo o nome dela?

Mas o professor se esquecera que Darío vivia traficando informações sobre eventos políticos e fatos históricos, e que até haviam feito uma visita à professora de História?

O químico ofereceu um cafezinho e foi à cozinha. HD permitiu-se observar o cenário. Ali realmente um grau notável de desordem e entropia, com volumes mofados em pilhas até o teto, a escrivaninha tomada por colunas de papéis, anotações de fórmulas, um pacote de bolachas, manuscritos sobre Química Orgânica, obras clássicas de Linus Pauling, tomos enciclopédicos de Física Quântica, além de uma prateleira cheia de tubos de ensaio.

Ambos em conversa sobre o chamado progresso científico, as verbas para as pesquisas militares, a história da ciência, a utopia cientificista de Francis Bacon em “Nova Atlântida”, o sábio Newton entre a Alquimia e a Ciência, ou Galileu subindo no ombro dos gigantes, a ciência e a sociedade nos ensaios de Bertrand Russell, isso enquanto o professor vai fazendo um café.

Einstein no Brasil? Sim, sim. A visita do físico ao Brasil. Até experimentou uma cachaça.(Bebida que, aliás, o professor não dispensava, bebericando, acompanhado pelos alunos mais velhos, no boteco em frente ao colégio, ao som de bandas inglesas.)

Einstein: genialidade na pobreza? Berna, Suíça, 1905, Kramgasse, 49. Casa simples, de uma empregado de tempo integral. Um técnico de terceira classe, num escritório de patentes. Einstein, então com vinte e seis anos, embala um berço,no qual está o seu primeiro filho. Um livro aberto no colo.

Os cinco artigos, na revista Annalen Der Physik, número dezessete, de 1905, hoje artigo para colecionador, sobre Relatividade, a Relação entre Massa e Energia), o Efeito Fotoelétrico (luz formada por corpúsculos), que levou ao Nobel de Física de 1921, a Natureza do Movimento Browniano (a agitação das moléculas) e a tese de Doutorado, as Dimensões moleculares (em artigo que foi muito citado).

- Como um físico isolado da comunidade científica, e trabalhando em condições precárias, pôde produzir tanto?



continua...


LdeM

Nenhum comentário:

Postar um comentário